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Dia do Cliente: Como potencializar o atendimento e garantir resultados para os negócios?

O Dia do Cliente é uma ótima oportunidade de praticar estratégias que fortaleçam as vendas e valorizem o relacionamento com o seu público. Saiba como aproveitar a data com ações para engajar, converter e fidelizar seu cliente. 

 15 de setembro é o Dia do Cliente. Para o calendário do e-commerce brasileiro, a data, que ganha mais força a cada ano, representa uma oportunidade valiosa para potencializar as vendas e melhorar o relacionamento com os consumidores. Somente em 2019, o Dia do Cliente gerou um lucro de R$ 2.2 bilhões. Este ano, a movimentação no comércio eletrônico também tem boas perspectivas, já que entre fevereiro e maio, as vendas online tiveram um aumento de 71% em relação ao mesmo período do ano passado, e um faturamento de R$ 27,3 bilhões. 

Então, como aproveitar as melhores oportunidades de negócio no Dia do Cliente usando boas estratégias de relacionamento com o seu público?  

Antes de responder a pergunta, vamos entender como surgiu a data e qual sua importância para o comércio. 

Como surgiu o Dia do Cliente e qual sua importância? 

O Dia do Cliente surgiu em 2003 no Rio Grande do Sul, criado pelo empresário João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A ideia foi criar uma data comemorativa em homenagem aos clientes, voltada para estreitar os laços entre empresas e consumidores, com promoções, descontos e ações especiais. 

Desde então, o Dia do Cliente foi sendo adotado por mais negócios em todo o Brasil e se tornou um dos maiores eventos do calendário do e-commerce. A cada ano aumentam as buscas pelas promoções nesta data, com destaque a partir de 2016, quando o Google registrou um aumento de 64% nesse tipo de pesquisa no site, em relação ao ano anterior.  

Portanto, muito além de resultados em vendas, é fundamental investir em um atendimento digital de qualidade, para fortalecer o relacionamento com os consumidores e criar novas oportunidades de negócio para a sua marca. 

Conheça algumas estratégias que contribuem para potencializar essa relação no Dia do Cliente. 

Estratégias para potencializar as vendas no Dia do Cliente 

Além de mostrar o quanto seus clientes são valiosos para o seu negócio, o Dia do Cliente é uma excelente chance de manter uma experiência de alto nível com o atendimento digital, em toda a jornada de compra. Confira algumas estratégias:  

1) Ofereça uma experiência omnichannel  

Uma pesquisa mostra que, há 15 anos, o consumidor médio usava dois canais de contato para uma compra. Atualmente, essa média é de quase seis canais! Por isso, mais do que boas ofertas, quando fazem uma compra online as pessoas procuram uma experiência intuitiva, fluida e personalizada. Ou seja, elas buscam uma experiência omnichannel genuína e satisfatória. 

Isso apresenta uma excelente oportunidade para as empresas saírem na frente da concorrência no Dia do Cliente, pois aquelas que oferecem esse tipo de atendimento conseguem reter até 91% mais do que aquelas que não oferecem. Mas, para isso, é crucial contar com uma boa plataforma de atendimento omnichannel na nuvem.  

Esse tipo de solução permite acompanhar toda a jornada de compra do cliente, reduzindo possíveis atritos no caminho e aproveitando as oportunidades que surgem para vender mais. A experiência omnichannel facilita abordagens com campanhas, promoções e ofertas ideais, na hora certa, em qualquer etapa da jornada, e no canal predileto do consumidor. Tudo de forma rápida e fácil, aumentando as chances de conversão no Dia do Cliente, assim como o nível de satisfação e a fidelização. 

2) Incremente a personalização do atendimento 

A melhor forma de construir um relacionamento duradouro e mais rentável com o cliente é mostrar que você sabe quem ele é e o que precisa. De acordo com um estudo de 2018, para 80% dos consumidores, uma experiência personalizada é o que os torna mais propensos a fechar negócio com uma empresa. E, nessa hora, o atendimento omnichannel pode fazer toda a diferença. 

Essa abordagem gera dados e informações valiosas, que permitem antever movimentos e desejos do consumidor. Assim fica mais fácil surpreender com um atendimento personalizado, bem como campanhas relevantes em toda a jornada de compra, que podem incluir ofertas de cross sell e up sell, muito mais certeiras, por exemplo.  

Para aplicar esse toque pessoal com sucesso, mais uma vez uma plataforma omnichannel de atendimento se mostra indispensável. Ela oferece para os agentes uma visão completa da jornada do cliente, em tempo real, o que ajuda a entender o que o consumidor deseja, antes mesmo do que ele. Isso torna possível, entre outras coisas: 

  • Descobrir os canais, horários e dispositivos prediletos de cada perfil de cliente; 
  • Criar abordagens com mensagens consistentes em todos os canais para evitar atritos enquanto os clientes navegam entre eles;  
  • Reconhecer os consumidores mais propensos a aderir a determinada campanha ou oferta; 
  • Identificar as estratégias que dão certo e aquelas que precisam mudar ou ser descartadas. 

Resumindo, uma boa experiência com o atendimento personalizado no Dia do Cliente permite a construção de um relacionamento muito mais sólido e frutífero, transmitindo, para o público, que sua empresa se importa com os consumidores. Isso estimula não somente a comprar na sua loja, mas também voltar para comprar mais e recomendar seus serviços e produtos. 

3) Encante com conteúdos que potencializam a relação entre a sua marca e seu consumidor 

Apresentar conteúdos nos mais diversos formatos pode estimular e potencializar ainda mais a relação entre marcas e consumidores. Uma vez conhecendo bem o seu público, suas características e preferências, é possível criar campanhas exclusivas e que reforcem o quanto a sua empresa valoriza seus clientes. Para isso você pode: 

  • Enviar mensagens de agradecimento via SMS, WhatsApp ou e-mails, mostrando que você se importa e valoriza essa parceria; 
  • Criar e-mail marketing com conteúdo personalizado e relevante para o seu público; 
  • Utilizar as redes sociais criando posts que interajam com seu cliente e que reforcem o quanto a sua marca se preocupa com ele. Vale investir em uma linguagem direta e mais informal, humanizando e aproximando ainda mais esse cliente. 

Conclusão 

Atualmente, a fidelização e aumento do tempo de vida útil dos clientes é um fator determinante para o crescimento e a sobrevivência dos negócios no longo prazo. Por isso, é crucial aproveitar datas comemorativas como o Dia do Cliente, para estreitar os laços e fortalecer as relações com seus consumidores, por meio de uma excelente experiência de compra. Isso exige, além de planejamento, as ferramentas certas e tecnologia de ponta, para acompanhar os desejos e necessidades de um consumidor cada vez mais exigente, bem informado e cheio de opções. 

Vimos algumas dicas importantes de estratégias para vender e fidelizar no Dia do Cliente. Talvez agora você se interesse em saber como aprimorar o relacionamento com o cliente digital e potencializar seu lucro. Confira o post Comportamento do consumidor digital e as novas exigências para as empresas. 

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15 de setembro de 2020

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