Canais digitais: descubra quais estão entre os preferidos dos consumidores

27 julho 2022 • Equipe Flex BPO

Conheça alguns dos canais digitais preferidos dos brasileiros e potencialize estratégias, acerte no atendimento e venda muito mais. 

 

O segundo semestre de 2022 chegou e já estamos em contagem regressiva para algumas das melhores oportunidades em vendas do ano. De Dia dos Pais a Black Friday, do Natal ao Ano Novo, as datas sazonais movimentam bastante o comércio varejista e, claro, contribuem para acelerar as estratégias de atendimento nos canais digitais de muitas empresas.  

De acordo com um dos artigos da série Guia de Commerce publicado no site Think With Google, em agosto de 2021, 30% dos consumidores brasileiros já haviam começado as compras de fim de ano e 47% das pessoas que realizaram suas compras nesse período queriam ter começado ainda mais cedo. E o melhor é que essa tendência deve continuar neste segundo semestre. 

 

Canais digitais preferidos dos brasileiros 

 

Além da conveniência e praticidade, que já são pré-requisitos em qualquer jornada de relacionamento com o consumidor, os canais digitais já conquistaram a nossa rotina e a preferência de muitos brasileiros. Isso porque, por meio deles, é possível pesquisar produtos e serviços, interagir com as marcas e fazer compras.  

Segundo a quarta edição da pesquisa State of the Connected Customer, que reuniu insights de mais de 15 mil consumidores e clientes empresariais do mundo todo, essas pessoas recorrem a uma média de nove canais para pesquisar estoques, buscar orientações e fazer suas compras.  

Essa informação, além de valiosa para criar estratégias de marketing mais assertivas, pode direcionar muitas empresas na decisão de escolher quais canais digitais usar na interação com seu público.  

Para ajudar o seu negócio nessa jornada, separamos insights de alguns canais digitais que podem ser utilizados para potencializar esse relacionamento. Vamos lá! 

 

WhatsApp, o queridinho dos brasileiros! 

É claro que ele tinha que aparecer nessa lista dos canais digitais, né? 😁 O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no Brasil, com um volume de 146,80 milhões de usuários em 2021. São pelo menos 96% de usuários ativos, com 35% deles considerando o “zap zap” sua plataforma preferida de mídia social. Os dados são da Statista, que ainda revelou que esse número de usuários tende a aumentar até 2025. 

Diante de tanto potencial, as empresas precisam estar atentas (e preparadas) para todas as oportunidades que os canais digitais oferecem para atrair, engajar, converter e fidelizar cada vez mais seus consumidores.   

Além do WhatsApp, também existem outras redes sociais com grande poder de engajamento. Estamos falando do Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter e tantas outras que surgem de tempos em tempos para revolucionar – de forma muito orgânica – o jeito que nos comunicamos. E isso reflete em tudo, incluindo no relacionamento entre marcas e pessoas.  

Confira alguns dados relevantes de mercado que podem ajudar você a pensar em estratégias de atendimento utilizando todo o potencial dos canais digitais: 

  • Os brasileiros gastam 3h42 por dia conectados nas redes sociais; 
  • O TikTok tem 1 bilhão de usuários ativos no mundo; 
  • 87% das empresas utilizam social media para distribuir conteúdo, sendo o Facebook e LinkedIn os mais eficazes, segundo análise feita pelo Semrush. 
  • 76% dos consumidores recorrem às redes sociais para pesquisar itens de desejo, 56% pesquisam nas redes sociais sobre avaliações do produto e 34% acreditam ser mais rápido comprar em Social Commerce, segundo pesquisa realizada pela All iN | Social Miner. 

 

E-mail marketing 

Ele continua firme e forte! Seja por sua capacidade de armazenamento ou ainda pela facilidade no acesso (que pode ser realizada do smartphone, tablet ou do computador), o e-mail continua se destacando entre os canais digitais mais usados na interação com o consumidor. 

Uma pesquisa realizada pela Semrush com mais de 1.500 profissionais de marketing de diversos países, constatou que o e-mail marketing está entre os três canais mais populares (72%) para distribuição de conteúdo pelas empresas.  

O melhor de tudo isso é que, dentro de uma estratégia de marketing, não é preciso ficar preso apenas a um canal. Você pode combinar o que existe de melhor entre os canais digitais (claro, respeitando o que faz sentido para a sua marca e o seu consumidor) e alinhar suas ações. Inclusive, o levantamento da Salesforce, que comentamos mais no começo do artigo, por exemplo, traz um dado importante nessa direção.  

O estudo revelou que a geração Y, se comparada a outras gerações, preferem, dependendo do contexto, usar canais diferentes para se relacionar com as empresas. 

 

State of the Connected Customer

Fonte: Pesquisa State of the Connected Customer (4ª ed.) 

 

Aproveite essa oportunidade para despertar a curiosidade do seu consumidor com conteúdo relevante e de qualidade, sempre usando os canais digitais com os quais ele prefere interagir. Mas lembre-se! Quanto mais personalizada for a mensagem para o seu público, maior a chance de interação.  

Pense nisso! 

 

Chat por texto/SMS e vídeo 

Em 2020, principalmente por conta da pandemia do coronavírus, o uso de canais digitais ficou ainda mais popular. Além das redes sociais, as interações via chat por texto/SMS e vídeo também conquistaram os seus lugares entre os top 10 canais preferidos dos clientes, segundo a Salesforce State of the Connected Customer. 

No caso do SMS, por exemplo, apesar de ter “perdido” sua função de bate-papo, empresas ainda usam como uma importante estratégia para chamar a atenção do seu consumidor em relação a lançamentos, promoções, envio de alertas sobre algum evento climático, dentre outros. Uma pesquisa da Mobile Time e da Opinion Box chamada Mensageria no Brasil revelou que, todos os dias, 44% dos entrevistados recebem um SMS.  

Que tal usar esse recurso para lembrar o seu consumidor sobre uma oferta especial às vésperas de uma data importante do varejo? 

 

A última oportunidade! 

 

A gente entende que cada consumidor tem o perfil, preferências e comportamento distintos. E que também existem aqueles que gostam e continuam comprando em lojas físicas. 

Porém com o uso cada vez mais intenso dos canais digitais, a comodidade, conveniência e praticidade na hora de pesquisar, comparar, avaliar e garantir um determinado produto, se tornam convidativas para o consumidor. Por isso a importância de não negligenciar o atendimento pelos canais digitais.  

O importante é saber identificar quais canais digitais combinam com as estratégias de negócio da sua empresa e, claro, proporcionam as melhores jornadas de relacionamento para o seu consumidor. E se precisar de ajuda para descobrir os melhores caminhos, chama a gente! 

  

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