Profissões do futuro e a transformação digital – O posicionamento da Flex

28 agosto 2018 • Equipe Flex BPO

As profissões do futuro surgem na mesma velocidade em que avançam a transformação digital e novas tecnologias como a automação.


As profissões do futuro que rapidamente surgem com as novas tecnologias, estão revolucionando o mercado, o ensino e o aprendizado, já que exigem novas habilidades e mais qualificação. Somente as soluções de automação devem impactar de alguma forma entre 400 e 800 milhões de pessoas no mundo até 2030. Isso não significa o fim dos empregos, mas uma mudança onde humanos e robôs vão dividir funções cada vez mais. Essa complementaridade é o vetor da criação de diversas novas profissões e o setor tecnológico é, logicamente, o mais impactado.

 

Das profissões do futuro para se prestar atenção, destacamos quatro:

 

1) Desenvolvedor Mobile:

A demanda por esse profissional continuará crescendo enquanto mais empresas apostam no mobile para alcançar seu público, ávido usuário de smartphones e tablets. Seu trabalho envolve novas implantações, codificação de aplicativos, testes e depuração.

 

2) Arquiteto de Dados:

Com a enorme quantidade de dados gerada hoje, as empresas precisam desse profissional para traduzir, analisar e extrair insights a partir dessa coleta. Com o crescimento da Internet das coisas (IoT), mais dispositivos e sensores se interconectam e esse volume de dados disponíveis só vai se expandir.

 

3) UX Designer:

Outro profissional impactado pelo crescimento de dispositivos móveis e web. É responsável ​​por concentrar-se nas necessidades emocionais e funcionais do público e ajudar a criar uma agradável experiência de usuário (da sigla em inglês UX) com base nessas análises.

 

4) Analista/Estrategista de Marketing Digital:

Analisa as estratégias e resultados de marketing digital dentro de uma empresa. Por cuidar de informar as várias partes interessadas sobre o progresso, as referências e o sucesso geral das iniciativas, as habilidades de comunicação são essenciais.

 

Na Flex, o quadro de profissões reflete nosso compromisso com a inovação, confirmado pela recente vitória no Prêmio Whow! como empresa mais inovadora no seu segmento. Além das acima citadas, duas das mais recentes profissões do futuro que se sobressaem na empresa, são a de Analista de Soluções Digitais, responsável pelo desenvolvimento de ferramentas inovadoras para o Atendimento do Cliente e a de Designer Instrucional, que cuida das técnicas e recursos de aprendizagem na plataforma de treinamento E-learning da Flex.

 

Aqui ou em outros lugares, as novas profissões do futuro sempre virão e ninguém sabe ainda como vão ser. Mas uma coisa é certa: novos desafios exigem soluções criativas e estas necessitam de curiosidade e imaginação, duas características que movem a inovação e que só nós humanos possuímos. Para elas sempre haverá demanda. Na Flex com certeza.

 


Algumas dessas vagas estão abertas ainda! Confira no nosso portal, clicando aqui!

Conteúdos Relacionados

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Flex é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement a receber homenagem em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)    A Flex foi reconhecida durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia, realizada na noite do dia 13 de junho, celebrou a parceria […]

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

Entenda como uma abordagem digital-first pode ser primordial para o processo de evolução dos profissionais de atendimento.  Os consumidores nunca estiveram tão em evidência como atualmente. Embora sempre tenha sido importante para uma empresa pensar no conceito de disponibilizar uma excelente experiência para o seu público, hoje, é o cliente que tem o poder de […]

A (R)evolução do contact center

A (R)evolução do contact center

Um mundo de inovações contribui para que o consumidor passe a perceber o contact center como um facilitador e solucionador O consumidor se tornou, definitivamente, o protagonista na sua relação com as empresas. Esse é um dos legados que a pandemia deixará (espero!) e que provocará mudanças profundas na atuação dos contact centers. É ele […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato