Sua operação de atendimento ainda não é digital? Já deveria ser!

5 fevereiro 2019 • Equipe Flex BPO

Uma operação de atendimento digital otimiza recursos humanos e financeiros, gerando benefícios imediatos para a empresa, equipe e clientes.


Se o seu negócio ainda não tem uma operação de atendimento digital é bom você começar a agir e seguir rapidamente nesse caminho. Isso porque seus clientes (e seus concorrentes) já estão lá. E quanto maior a distância, mais difícil vai ficando para a sua marca acompanhar, colher resultados e permanecer relevante. Portanto, digitalizar sua operação é uma questão de sobrevivência em um mercado cada dia mais dinâmico e competitivo, onde o público escolhe como, quando e onde interagir.

Vantagens do atendimento digital

A transformação digital da operação de atendimento não traz benefícios somente para o cliente, que desfruta de uma experiência de usuário muito mais gratificante. Os seus negócios também ganham taxas mais altas de conversão de vendas, mais oportunidades potenciais de cross-sell, mais geração de valor para a sua marca, além de diminuir chances de erros.

A digitalização também apresenta diversas vantagens para a sua equipe. As novas soluções digitais podem assumir as tarefas repetitivas e os processos rotineiros, liberando os atendentes para exercerem um papel mais consultivo. Enquanto as máquinas e ferramentas digitais executam o trabalho maçante, a sua equipe pode realizar tarefas mais complexas, que exigem o raciocínio e discernimento do ser humano, gerando mais satisfação e otimizando o trabalho e os recursos.

Através de uma boa plataforma digital de atendimento em nuvem, sua equipe pode ter acesso fácil aos perfis com hábitos e comportamentos dos seus clientes. Com essas informações em mãos é possível tomar as melhores decisões para que as interações tenham sucesso, satisfazendo os clientes e gerando lucros. Assim, todos ganham com a digitalização.

Como as soluções digitais podem transformar minha empresa?

O processo de atualização digital oferece para as empresas uma série de soluções inovadoras. Dentre elas estão a computação em nuvem, Big Data e inteligência artificial, além dos bots, que hoje já são capazes de atender, compreender e interpretar o cliente, de forma rápida, simples e com maior naturalidade. Chatbots por diversos canais digitais de interação são muito eficazes em operações de cobrança, por exemplo. Com eles é possível negociar, oferecer segunda via de boleto, enviar descontos e promoções relevantes, entre outras ações, de forma muito eficiente.

Outra solução digital que otimiza trabalho e recursos de forma relevante na operação de atendimento são os discadores automáticos e os agentes virtuais. Eles realizam a tarefa de localização do cliente muito melhor do que qualquer humano. A partir de uma base de contatos, os discadores agendam e automatizam as chamadas, de acordo com a sua estratégia. E, os agentes virtuais identificam os clientes antes de transferir as chamadas para os atendentes humanos. Desta forma, seu negócio aumenta as taxas de conversão, diminui o tempo de inatividade e qualifica a experiência dos usuários no atendimento.

Com a disseminação dos smartphones e aplicativos, os canais digitais assumem cada vez mais o protagonismo na interação entre empresas e clientes. Nesse cenário, o maior desafio é atender esse novo consumidor com qualidade e flexibilidade. E isso só é possível através da digitalização da operação de atendimento com soluções eficientes.

Agora que você já entende os benefícios do atendimento digital, conheça as soluções que a Flex tem para oferecer e veja como é possível recuperar rapidamente o tempo perdido.

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