Consumidor 5.0: saiba como proporcionar uma experiência de atendimento ainda melhor 

16 dezembro 2020 • Equipe Flex BPO

Você sabe quem é o consumidor 5.0 e como atender bem esse público exigente? Conheça mais sobre esse novo perfil de cliente e veja dicas de estratégias eficazes. 

Já faz um bom tempo que a chamada estratégia Customer Centric é o melhor caminho para engajar, vender e fidelizar mais clientes, assim como garantir o crescimento e sustentabilidade dos negócios. Isso significa colocar foco total no consumidor, em todas as estratégias da sua empresa. Negócios que fazem isso são até 60% mais lucrativos, segundo uma pesquisa da Deloitte. Porém, as mudanças de hábito do atual consumidor 5.0, tornam essa tarefa cada vez mais difícil, o que exige investimentos em inovação e tecnologia para criar laços únicos e de longo prazo. 

Quem é o Consumidor 5.0 e quais suas características?  

Em resumo, o consumidor 5.0 é simplesmente o consumidor pós-transformação digital. Um perfil mais dinâmico, coletivo, que valoriza, acima de tudo, as boas experiências com valor agregado, e que busca na relação com as empresas, a mesma conveniência, rapidez e praticidade que tem para se comunicar com amigos e familiares. 

Entender melhor quem é esse tipo de cliente, é fundamental para qualquer negócio desenvolver um relacionamento eficaz com o público hoje em dia, principalmente com as gerações Y e Z, que estão começando a ditar as regras no mercado.
 

Infográfico_evolução do consumidor

Para entender como foi essa transformação, vamos conhecer melhor cada perfil de consumidor e o relacionamento entre empresas e clientes, desde o início: 

Consumidor 1.0  

Esse perfil pertence a uma época em que os únicos canais de contato entre empresas e clientes eram basicamente a loja física e, talvez, o telefone. As interações eram pessoais e o consumidor não tinha percepção sobre o valor agregado de um produto, apenas queria saber qual a solução que ele oferecia. 

Para as empresas, não havia necessidade de segmentar os tipos de público. O consumidor 1.0 estava em busca de um produto para resolver um problema e a sua relação com as empresas se resumia a isso. 

Consumidor 2.0 

A chegada dos meios de comunicação de massa e o desenvolvimento dos mercados abriram um leque enorme de opções de compra, assim como formas de divulgação hierarquizadas, de um para muitos 

A decisão de compra passou a ser definida pelo preço. Com isso, as empresas começaram a divulgar suas campanhas com foco em apresentar os diferenciais do produto em relação aos concorrentes. Foi o início da aplicação de conceitos como marca e posicionamento, para perfis segmentados e cada vez mais exigentes. 

Consumidor 3.0 

Com um nível de exigência maior, o consumidor 3.0 trouxe a obrigatoriedade da segmentação para engajar e reter mais. Isso porque, esse perfil, busca por uma relação mais íntima e próxima com as empresas. O consumidor 3.0 procura uma sensação de pertencimento.  

Isso levou os negócios a adotarem estratégias de comunicação focadas mais no posicionamento e na criação de uma personalidade forte para a marca, do que, exclusivamente, em vendas. O consumidor 3.0 ganha influência nos processos de marketing, que passam a ser alinhados ao que pensa e quer o público. 

Consumidor 4.0 

Entra em cena a internet e o consumidor 4.0, que possui um comportamento mais ativo na busca por produtos, serviços e empresas, procurando em ferramentas de busca, sites, blogs e redes sociais. Ou seja, é o perfil com o maior acesso à informação até então, e, consequentemente, maior poder de influência.  

O consumidor 4.0 espera das marcas mais do que proximidade, personalidade e alinhamento com seus valores. Acima de tudo, esse perfil deseja mais digitalização na comunicação e relacionamento com as empresas. O que leva ao estágio atual e tema de nosso post, o consumidor 5.0. 

Consumidor 5.0 

O consumidor 5.0 surge em um momento de ascensão das gerações Y e Z, os nativos digitais. Por isso, suas maiores características são: 

  • Intimidade com a tecnologia; 
  • Troca de informações;  
  • Pesquisa soluções e produtos, além de realizar suas compras no ambiente digital; 
  • Não abre mão de resolver qualquer questão de forma ágil e prática. 

Esse perfil é bem informado, conectado e exigente. Para fechar negócio, é essencial propor para esse tipo de consumidor uma experiência fluida e de alto nível, em todas as etapas da jornada de compra, assim como valor agregado e um atendimento personalizado, interagindo sempre na hora certa, no lugar ideal e na linguagem correta. Do contrário, o enorme poder de influência do consumidor 5.0 pode ser fatal para a receita de uma empresa. Críticas, postagens e resenhas negativas são capazes de causar danos irreparáveis para a imagem de uma marca, caso viralizem. 

Portanto, independentemente do tamanho e segmento de atuação de uma empresa, para atender o consumidor 5.0, é preciso estar pronto para um relacionamento mais próximo e individualizado possível. Confira algumas estratégias que podem ajudar o seu negócio nesse relacionamento: 

Dicas para o relacionamento com o consumidor 5.0  

1) Invista em tecnologia de ponta  

A tecnologia é a maior aliada para criar estratégias eficientes no relacionamento com o consumidor 5.0, bem como aumentar a produtividade e capacidade, além de reduzir custos operacionais. São as soluções inovadoras de ponta que permitem uma comunicação assertiva e individual com um grande número de pessoas, integrando e potencializando todos os canais de contato entre empresas e público. 

Além disso, ferramentas tecnológicas de última geração são capazes de automatizar uma série de processos simples, que liberam os agentes. Dessa forma, você consegue remanejar a equipe de forma estratégica para a criação de ações voltadas ao fortalecimento do relacionamento com o consumidor 5.0. 

As ferramentas automatizadas de atendimento, ao contrário do que muitos imaginam, também podem contribuir para a humanização desse relacionamento, equilibrando o trabalho entre a automação e agentes humanos, para criar as melhores experiências possíveis. 

Entre as soluções acessíveis e fáceis de desenvolver e instalar, que incorporam muita inovação, estão: 

1.1. Chatbot Cognitivo e Agente Virtual 

Os Chatbots Cognitivos e os Agentes Virtuais, ou voicebots, conseguem interagir de forma automatizada por texto ou voz e são capazes de resolver uma série de demandas simples, como: status de pedido, troca de senha, 2ª via de boleto, entre outras, com rapidez e eficiência. Além disso, também fazem atendimento ativo de maneira eficaz, localizando clientes, lembrando acordos e fazendo negociação de dívidas, bem como são capazes de realizar o processo completo de vendas, incluindo o pós-venda, com muita satisfação para o consumidor 5.0. 

Por meio de tecnologias de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, ferramentas automáticas como os Chatbots Cognitivos e Agentes Virtuais, conseguem interpretar as intenções dos usuários para tomar as melhores decisões e responder de forma satisfatória e rápida. Portanto, são uma excelente forma de oferecer suporte em tempo real, e ao mesmo aproximar e humanizar o relacionamento com o consumidor 5.0, transferindo para um agente humano, sempre que for necessário.  

Nesse caso, o profissional tem acesso a todo o histórico, garantindo que o atendimento continue de onde parou, sem atritos. Enquanto isso, o chatbot assegura que o consumidor 5.0 encontrará o que mais quer: praticidade, conveniência e agilidade.  

Outra vantagem importante a ser citada, é que os chatbots, por exemplo, podem ser publicados e atuar nos canais mais populares entre os consumidores 5.0, como:  WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros aplicativos de mensagem. 

1.2. Experiência Omnichannel 

Para atender o consumidor 5.0 com sucesso, você precisa ter uma grande presença digital, o que significa estar presente em todos os canais que são importantes para o seu público. Mais do que isso, todos os seus pontos de contato, incluindo os offline, precisam trabalhar de maneira realmente integrada para criar um relacionamento duradouro e rentável com o exigente consumidor 5.0. 

1.3. Voice to Digital 

Essa solução possibilita unir telefone com o atendimento digital, ampliando a cobertura, com mais conveniência e praticidade para cumprir as expectativas do consumidor 5.0. O Voice to Digital é capaz de integrar sua URA com chat, WhatsApp, Facebook Messenger, SMS e e-mail, entre outros canais digitais, tudo isso de forma fluida. 

2) Utilize dados para personalizar o atendimento 

O consumidor 5.0 quer, mais que tudo, ser tratado individualmente. Um desafio e tanto para as empresas que precisam se relacionar com uma multidão. A solução envolve equilibrar o uso das ferramentas de automação, capazes de ampliar a capacidade de atendimento, com as soluções e técnicas de personalização. 

Nessa hora, é fundamental contar com tecnologias como Big Data e Análise de Dados. Elas oferecem uma visão completa sobre hábitos, comportamentos, preferências e histórico dos clientes. Com isso, você consegue até antever as expectativas do consumidor 5.0 e surpreender com uma experiência personalizada de muita qualidade. Afinal, personalizar é mais do que apenas chamar o cliente pelo nome. O uso de dados na personalização permite não só falar com a pessoa certa, mas no canal predileto dela, no momento certo, com a mensagem certa. 

3) Marque uma presença ampla e de qualidade nas redes sociais 

As redes sociais são o ambiente do consumidor 5.0 por excelência, principalmente no Brasil, onde o público é o recordista no tempo de navegação em sites como Facebook, Instagram, Twitter e mais recentemente o Tik Tok. Portanto, esse é o lugar onde as empresas precisam estar, não só para marcar presença em todos os canais prediletos do seu público, mas para interagir, responder dúvidas com rapidez e criar relacionamentos duradouros. 

As redes sociais não são um canal de mão única, que serve somente para divulgação. É o lugar para ouvir, acolher, entender o cliente e suas demandas, além de obter um retorno franco e aberto, o que é essencial para incluir o consumidor 5.0 nos processos de criação e melhoria de produtos e serviços, por exemplo. Uma excelente maneira de engajar e fidelizar mais. 

4) Diversifique seus canais de vendas 

Outra grande característica do perfil do consumidor 5.0 é a extrema intimidade com o processo de compra digital. Isso oferece uma ótima chance de aumentar as vendas, diversificando seus canais para vender nas redes sociais, e-mail marketing, aplicativos de mensagem, entre outras novas formas alinhadas com os hábitos e desejos do consumidor 5.0 por praticidade, rapidez e inovação. 

A Flex conta com diversos cases de sucesso com o uso de bots para vendas, por exemplo. Alguns de nossos clientes obtiveram resultados expressivos utilizando essas ferramentas automáticas como um novo canal de vendas, realizando o processo completo com muita eficácia. 

5) Considere a terceirização do atendimento em sua estratégia 

Muitas vezes, terceirizar o atendimento ao cliente é a melhor forma de criar a experiência que o consumidor 5.0 espera, com custo reduzido e de forma rápida e prática. Existem muitas vantagens nesse modelo, que pode atender pequenas, médias e grandes empresas com muita eficiência e qualidade. 

Uma empresa terceirizada possui uma equipe de especialistas, sempre atualizados e capacitados para interagir com os clientes, segundo as suas estratégias e necessidades. Esse tipo de fornecedor costuma trabalhar com tecnologia de ponta, dessa forma, você tem acesso às inovações mais recentes para atender as expectativas e melhorar o relacionamento com o exigente consumidor 5.0. 

Portanto, analise sua operação, faça os cálculos e considere contratar uma equipe especializada, capacitada e munida com ferramentas tecnológicas de ponta para interagir com o consumidor 5.0 de forma personalizada. Isso significa enviar os conteúdos mais relevantes para cada pessoa, no seu canal predileto e no ponto ideal em que ela se encontra na sua jornada de compra, potencializando a satisfação do consumidor 5.0 e a receita da sua empresa. 

Conclusão 

Conectar-se com uma gama enorme de clientes e conservar a proximidade que o consumidor 5.0 espera, exige soluções inovadoras, empatia e uma boa dose de proatividade. São dicas que ajudarão a sua empresa a fortalecer o relacionamento com o consumidor 5.0 e lucrar mais, garantindo o crescimento e sustentabilidade do seu negócio. O grande desafio é unir a emoção e tecnologia, para criar experiências únicas e muito mais satisfatórias para todos. 

Agora que você já sabe mais sobre o consumidor 5.0 e como atender bem esse perfil, talvez se interesse em conferir outras vantagens da terceirização para humanizar o atendimento ao cliente. Confira o post Ambiente de trabalho e o impacto na humanização do atendimento. 

  

Conteúdos Relacionados

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Flex é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement a receber homenagem em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)    A Flex foi reconhecida durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia, realizada na noite do dia 13 de junho, celebrou a parceria […]

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

Entenda como uma abordagem digital-first pode ser primordial para o processo de evolução dos profissionais de atendimento.  Os consumidores nunca estiveram tão em evidência como atualmente. Embora sempre tenha sido importante para uma empresa pensar no conceito de disponibilizar uma excelente experiência para o seu público, hoje, é o cliente que tem o poder de […]

A (R)evolução do contact center

A (R)evolução do contact center

Um mundo de inovações contribui para que o consumidor passe a perceber o contact center como um facilitador e solucionador O consumidor se tornou, definitivamente, o protagonista na sua relação com as empresas. Esse é um dos legados que a pandemia deixará (espero!) e que provocará mudanças profundas na atuação dos contact centers. É ele […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato