Flex implanta medidas e ações para reduzir o impacto do coronavírus

26 março 2020 • Equipe Flex BPO

Medidas para reduzir os impactos do Covid-19 para profissionais, clientes e toda a sociedade estão sendo tomadas nas unidades da Flex.

Diante do avanço do coronavírus (Covid-19) em escala global, a Flex está agindo para reduzir os impactos dessa epidemia para seus profissionais, clientes, empresa e toda a sociedade.

Para isso, implantamos uma série de ações e medidas que buscam proteger a saúde de nossos profissionais, a empregabilidade e renda dos trabalhadores, bem como assegurar a continuidade dos serviços essenciais de atendimento e relacionamento remoto que prestamos à sociedade. 

A Flex entende que a solução para essa crise envolve obrigatoriamente as atividades do setor de Contact Center. São elas que permitem o funcionamento desses diversos serviços fundamentais para o isolamento ou a quarentena domiciliar, na forma que é recomendada e determinada pelas autoridades.

Todas as providências que tomamos, que vamos descrever a seguir, seguem as orientações dos órgãos competentes, nacionais e internacionais, como a OMS, Ministério de Saúde e Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais e são atualizadas constantemente sob as orientações de um corpo clínico especializado. 

1) Comunicação

Com base nas informações oficiais e a validação de nossos médicos do trabalho, os departamentos de RH e Marketing criaram e ativaram uma série de ações de comunicação focadas em evitar o contágio e dispersão do coronavírus. Isso inclui:

  • Reforço dos cuidados preventivos – diversos conteúdos são enviados aos colaboradores por e-mail e postados diariamente ao longo do mês na Kolmeia, nossa plataforma de comunicação interna, com vídeos, dicas e infográficos.
  • Ações com foco em doenças respiratórias em geral – a estratégia de comunicação também reforça cuidados com higiene que podem prevenir, também,  uma série de outras enfermidades.
  • Preleções realizadas em todas as operações da Flex – conduzidas pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), elas reforçam cuidados como lavar as mãos corretamente, proteger o nariz e boca ao tossir ou espirrar, entre outras recomendações eficazes. Após cada preleção, todos os profissionais assinam um protocolo de controle.

Além disso, criamos o 0800-Corona (0800 545 1135), um número exclusivo para atender questionamentos sobre o coronavírus e todas as ações que devem ser tomadas nesse momento. Também lançamos um bot para tirar dúvidas sobre o tema dentro da nossa plataforma de comunicação interna, a Kolmeia. 

2) Prevenção

Para a prevenir o avanço do coronavírus foram implantadas, desde o início de março, diversas medidas práticas como:

  • Reforço na quantidade de equipamentos com álcool gel nos Contact Centers, refeitórios, copas, entradas das Unidades e áreas de grande circulação;
  • Instalação de pias nas entradas das Unidades com sabonete bactericida;
  • Intensificação da limpeza com o uso de produtos hospitalares nos pontos de grande volume de contato com pessoas, como portas, corrimão de escadas, pisos e PA’s; 
  • Flexibilização de lanche nos Contact Centers para evitar aglomerações;
  • Espaçamento entre mesas e cadeiras nos refeitórios;
  • Abertura das portas e janelas dos Contact Centers sempre que possível para melhorar circulação de ar; 
  • Aumento do intervalo entre turnos em 10 minutos para que cada profissional possa higienizar sua posição (teclados, mouse, bancada) antes de iniciar o trabalho;
  • Realização de limpeza diária da bancada e dos equipamentos de trabalho de uso frequente com álcool 70º ou com outra solução germicida; 
  • Aumento do espaço entre profissionais, através do uso intercalado da ocupação de PA’s para garantir que cumpram a recomendação de ficarem afastados por pelo menos 1,5m;
  • Limitação ou suspensão de viagens nas quais os compromissos possam ser adiados ou substituídos por reuniões via hangouts/zoom;
  • Organização de um grupo interno, os Embaixadores da Saúde, que realiza o apoio, orientação e controle das ações definidas nas unidades. Eles medem a temperatura de todos os profissionais e atuam diretamente com o SESMT para uma ação rápida diante da identificação de casos suspeitos.

 

Além disso, nossa equipe de SESMT planejou e está executando outras ações importantes para prevenir e reduzir o impacto do coronavírus: 

  • Criação do protocolo de ação para casos suspeitos e confirmados de infecção;
  • Vacinação contra gripe antecipada para março em todas as unidades, oferecida com custo reduzido para os funcionários;
  • Mapeamento, análise, acompanhamento e afastamento dos grupos de risco;
  • Opção de solicitação de férias, mesmo sem período aquisitivo, para profissionais que moram junto com pessoas do grupo de risco;
  • Acompanhamento das pessoas afastadas.

3) Contingência 

Diante da identificação de um caso suspeito ou confirmado são ativadas medidas e protocolos do Plano Geral de Contingência da Flex, definido pelas equipes de TI, FACILITIES, SESMT e RH. O plano prevê diversas ações voltadas para a segurança de todos os profissionais envolvidos, bem como a continuidade da operação:

  • Isolamento e desinfecção da área onde esta pessoa utiliza, além do afastamento das pessoas que tiveram contato, de acordo com as recomendações, se for o caso; 
  • Escoamento de toda a operação para outra sala da mesma Unidade, caso seja uma operação muito pequena ou muitas pessoas com possível infecção na mesma sala; 
  • Transferência do atendimento para outra Unidade ou adoção do trabalho remoto, o home office, conforme PCI e aprovação expressa dos clientes;
  • No caso de mudança de sala ou site, temos a programação de retorno a partir do tipo de evento que ocorreu e de acordo com as recomendações da Vigilância Epidemiológica. 

Se o caso identificado é considerado suspeito são seguidas todas as regras do Ministério da Saúde para essa situação:

1) O profissional é afastado imediatamente por 7 dias prorrogado por mais 7 dias se os sintomas permanecerem, e deve ficar em casa e em isolamento domiciliar durante todo esse período. 

2) Se o diagnóstico for negativo, o colaborador deve retornar ao trabalho logo após receber a liberação médica.

O SESMT realiza o monitoramento telefônico do profissional afastado. Os profissionais contactantes, aqueles que tiveram contato com o caso suspeito, também são acompanhados. Além disso, é feito o isolamento da área de trabalho do funcionário e a desinfecção completa.

No caso de confirmação de um caso de coronavírus, o profissional é afastado imediatamente e iniciam na hora as medidas de prevenção e controle da infecção. Isso significa o isolamento da área que o profissional contaminado trabalha durante 24 horas e uma limpeza minuciosa pela equipe treinada e devidamente equipada para essa tarefa. O SESMT também irá monitorar os profissionais que tiveram contato com o caso confirmado. 

A crise se vence com união 

Sabemos que apesar de todas essas medidas e precauções tomadas, o setor de Contact Center, bem como toda a economia do país, será bastante impactado pelo coronavírus. Porém, a Flex está engajada em enfrentar e superar essa situação da melhor forma possível para todos: profissionais, clientes e a sociedade. 

Por essa razão, acompanhamos a evolução do coronavírus ativamente, buscando junto às autoridades a implantação de medidas para reduzir ao máximo esse impacto. Acreditamos que para a sociedade atravessar essa crise e suas consequências, as medidas de prevenção e controle do coronavírus são fundamentais, assim como a continuidade de nossos serviços. 

Essa pandemia vai passar e precisamos estar unidos com o objetivo de preservar a empregabilidade e a renda dos trabalhadores, durante e depois desse acontecimento. Isso só é possível com a manutenção de nossas atividades, exercidas de acordo com as normas de segurança e higiene definidas pelo Ministério da Saúde para enfraquecer e conter o avanço do coronavírus.

Conteúdos Relacionados

Flex recebe Prêmio Best Performance 2021

Flex recebe Prêmio Best Performance 2021

Case do Grupo DPSP foi premiado na categoria Inovação para atendimento ao cliente no “novo normal” do Best Performance 2021.   A Flex, empresa do Grupo Connvert, conquistou o troféu de ouro no Best Performance 2021, prêmio que reconhece empresas de diferentes segmentos por suas práticas de mercado, ações e estratégias desenvolvidas para atender melhor o cliente.  A solenidade de premiação aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 17 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, durante o CMS […]

Black Friday 2021: estratégias de atendimento que atraem clientes e ajudam a vender mais

Black Friday 2021: estratégias de atendimento que atraem clientes e ajudam a vender mais

Saiba como boas estratégias de abordagem podem melhorar a qualidade no atendimento, além de trazer resultados para a sua empresa e definir o relacionamento com o seu consumidor na Black Friday 2021.   A Black Friday é uma das datas importantes para o comércio eletrônico. Por conta dos grandes descontos que acontecem nesse dia, acabou ganhando muita visibilidade no Brasil e já pode […]

Flex recebe certificação Selo Verde

Flex recebe certificação Selo Verde

Certificação Selo Verde é concedida à empresa por sua contribuição para a redução de CO² na atmosfera.  Transformar processos e conectar, cada vez mais, marcas e pessoas em projetos e políticas sustentáveis que tragam resultados para todos, têm sido práticas cada vez mais constantes na nossa empresa. Essas iniciativas, além de fazerem a diferença na sociedade em que nossas […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato