FLORIPA, ILHA DO SILÍCIO // SILICON ISLAND, BRASIL

12 abril 2018 • Equipe Flex BPO

COMO A CAPITAL CATARINENSE SE TRANSFORMOU NO POLO DE INOVAÇÃO MAIS BADALADO DO BRASIL


 

Flex Relacionamentos Inteligentes

O que faz uma cidade ser boa para empreender? Segundo a Endeavor Brasil, as cidades mais empreendedoras contam com alguns fatores chaves como: ambiente regulatório, acesso a capital, infraestrutura, incentivos para inovação, existência de clientes potenciais, cultura empreendedora e disponibilidade de profissionais qualificados.

Avaliando tudo isso, Floripa já ostenta uma invejável segunda posição no ranking, praticamente dividindo o topo do pódio com São Paulo. No índice específico de Capital Humano, Floripa lidera absoluta desde a primeira edição do ranking. O trunfo para atrair talentos do mundo inteiro não é nenhum segredo: as famosas belezas naturais da cidade, que também merece o título de Capital Turística do Mercosul, e índices crescentes de qualidade de vida. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras publicado pelas Nações Unidas, a Região Metropolitana de Florianópolis ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todo o Brasil. É muita gente preparada e disposta a fazer o futuro acontecer. E recursos para isso não faltam.

Na cidade existem quatro fundos de capital de risco, duas incubadoras, duas aceleradoras, quinze centros universitários, dez institutos de pesquisa, além de programas de mentoria e troca de conhecimento entre executivos de empresas consolidadas e jovens empreendedores. É o ciclo completo para que as ideias virem negócios. De acordo com a Revista Exame, a cidade vive um boom no setor de tecnologia. Para o portal G1, Santa Catarina atrai investidores e registra crescimento das fusões e aquisições.

A capital catarinense tem se destacado no cenário nacional pela maturidade de seu ecossistema de inovação e tecnologia: startups têm cada vez mais acesso a capital de risco, seja por meio de investidores anjo, fundos de venture capital ou mesmo iniciativas como aceleradoras e programas de corporate venture. Casos recentes de startups locais vendidas para grandes empresas (Chaordic, em 2015 e Axado, no ano passado) e aportes vultosos (com os US$ 45 milhões captados pela Neoway e os US$ 16,2 mil pela Resultados Digitais) evidenciam como iniciativas catarinenses tem se tornado atrativas aos donos do capital

É por tudo isso que, nos últimos tempos, Floripa tem se consolidado como um destino e um ponto de partida para quem quer criar novos negócios a partir de novas ideias.

Assim sendo a Flex tem investido nessa área, por meio do Xlab – Laboratório de Inovação.

Conteúdos Relacionados

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Flex é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement a receber homenagem em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)    A Flex foi reconhecida durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia, realizada na noite do dia 13 de junho, celebrou a parceria […]

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

Entenda como uma abordagem digital-first pode ser primordial para o processo de evolução dos profissionais de atendimento.  Os consumidores nunca estiveram tão em evidência como atualmente. Embora sempre tenha sido importante para uma empresa pensar no conceito de disponibilizar uma excelente experiência para o seu público, hoje, é o cliente que tem o poder de […]

A (R)evolução do contact center

A (R)evolução do contact center

Um mundo de inovações contribui para que o consumidor passe a perceber o contact center como um facilitador e solucionador O consumidor se tornou, definitivamente, o protagonista na sua relação com as empresas. Esse é um dos legados que a pandemia deixará (espero!) e que provocará mudanças profundas na atuação dos contact centers. É ele […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato