Importância da Voz em Vendas Complexas

17 janeiro 2018 • Equipe Flex BPO

Quando o seu cliente faz questão de falar com alguém antes de comprar, tem coisas que só a voz faz para você.


Você talvez nunca tenha pensado nisso, mas nenhuma ferramenta de vendas é mais antiga que a voz. Ao mesmo tempo, a voz é também uma das tendências mais fortes e uma das tecnologias mais sofisticadas do setor de gestão de relacionamentos. E isso não deveria ser surpresa para ninguém.

 

Nos últimos 20 anos, o mercado de marketing de relacionamentos passou por mudanças vertiginosas. As antigas centrais de telemarketing evoluíram para se tornar Contact Centers, e a agregação de sistemas, dados e analytics fez as principais empresas do setor evoluírem para a Gestão de Relacionamentos e Customer Experience.

 

É fato notório que o velho telemarketing está ficando no passado. Mas quem acha que isso significa que os contatos por voz estão em baixa se engana. Se por um lado o atendimento pessoal tem cedido espaço para as novas tecnologias disponíveis nos Contact Centers, podemos dizer também que a voz tem se tornado cada vez mais importante e necessária, representando uma fatia cada vez menor, sim, mas de um bolo cada vez maior.

 

Afinal, mesmo com todo o conhecimento de análise de dados que a tecnologia proporciona e com o surgimento de novos canais e ferramentas de contato que incluem, mas não se limitam a emails, SMSs, ChatBots, Agentes Virtuais, Portais de Autoatendimento e de Autonegociação, ainda não inventaram nada tão completo para atender uma outra pessoa quanto uma outra pessoa.

 

De acordo com uma pesquisa da IPSOS encomendada pelo Google sobre o papel do Click-To-Call nas trajetórias de compras, o canal de voz ainda tem um papel muito importante mesmo entre os compradores que utilizam dispositivos móveis:

 


  • 70% dos entrevistados afirmam que já utilizaram uma chamada de voz para se conectar com empresas antes de realizar compras pela internet, usando links de Click-To-Call diretamente das páginas de busca.

 

O que podemos dizer, com certeza, é que o atendimento de voz não é mais invasivo, intrusivo, não solicitado, às vezes inconvenientes. Nas operações mais modernas e eficientes de gestão de relacionamentos o atendimento pessoal é direcionado prioritariamente aos clientes que já solicitaram um contato, ou manifestaram o seu interesse em um determinado produto ou oferta enviado por um canal digital como o SMS.

 

E essa já é uma nova realidade para o atendimento telefônico, proporcionada pela tecnologia: a possibilidade de falar com leads qualificados. Em bom português, falar com quem deseja ser atendido, no horário mais conveniente para o cliente. E isso funciona? Com certeza funciona muito, podemos afirmar com base nos resultados obtidos e nas metas atingidas todos os dias nas operações de vendas que conduzimos para os nossos clientes. Quando é o cliente quem está ligando, ainda melhor:

 


  • Pesquisas indicam que a maioria dos consumidores, 62%, tomam a iniciativa de ligar quando se sentem prontos para realizar uma compra.

 

Sem ser desperdiçado com ligações aleatórias para pessoas aleatórias, o poder do contato por voz se revela ainda maior na realização das chamadas vendas complexas, sejam elas no mercado de B2B ou B2C. Nessas vendas, o contato pessoal se transforma na cereja do bolo, que finaliza em grande estilo toda a trajetória de compra do cliente.

 

Uma situação comum é aquela onde mesmo depois de passar por um ou mais canais digitais e ter acesso a várias informações o cliente ainda não sente segurança em concluir a compra sem falar com alguém.

 


De acordo com a pesquisa IPSOS/Google:

  • 39% dos entrevistados afirmam ter o hábito de ligar durante o processo de compra
  • 57% deles a razão de escolher uma chamada de voz em lugar de outro canal é a necessidade de falar com uma pessoa real

 

Isso é comum na venda de softwares, computadores, veículos, máquinas, equipamentos e inúmeros outros itens que combinam valor e complexidade. Mas basta uma simples ligação para fazer a mágica acontecer. Isso, é claro, quando do outro lado dessa ligação está um atendente treinado, capacitado, preparado e instrumentado para responder absolutamente qualquer pergunta sobre aquele produto com atenção, clareza e segurança.

 


  • Mais que informação, às vezes o que o cliente procura é o sentimento de segurança, a confirmação de um outro humano e a certeza de que será atendido quando precisar.

 

Quando essa mágica acontece o resultado é invariavelmente um cliente satisfeito, e quase sempre um negócio concretizado pelo Canal de voz: a mais antiga e mais moderna tecnologia de vendas disponível para quem souber usá-la.

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Flex é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement a receber homenagem em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)    A Flex foi reconhecida durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia, realizada na noite do dia 13 de junho, celebrou a parceria […]

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

Entenda como uma abordagem digital-first pode ser primordial para o processo de evolução dos profissionais de atendimento.  Os consumidores nunca estiveram tão em evidência como atualmente. Embora sempre tenha sido importante para uma empresa pensar no conceito de disponibilizar uma excelente experiência para o seu público, hoje, é o cliente que tem o poder de […]

A (R)evolução do contact center

A (R)evolução do contact center

Um mundo de inovações contribui para que o consumidor passe a perceber o contact center como um facilitador e solucionador O consumidor se tornou, definitivamente, o protagonista na sua relação com as empresas. Esse é um dos legados que a pandemia deixará (espero!) e que provocará mudanças profundas na atuação dos contact centers. É ele […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato