Novembro é mês de conscientização!

20 novembro 2019 • Equipe Flex BPO

Para alertar população masculina sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, campanha Novembro Azul reforça importância dos cuidados com a saúde do homem.

A cada 38 minutos um homem morre vítima de câncer no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que estimou em 2018 o surgimento de 68.220 novos casos da doença. Os números trazem à luz a necessidade de incentivar cada vez mais a preocupação com os cuidados com a saúde do homem.

Para reforçar essa mensagem foi criado o Novembro Azul. O movimento, que tem repercussão mundial, chama atenção para a conscientização da sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Pesquisas apontam que o câncer é um dos maiores causadores de mortes do mundo, sendo que no Brasil a doença é a segunda causa de óbitos, atrás apenas das doenças cardiovasculares”, ressalta o médico do Trabalho do SESMT, Dr. Tarcísio Hamilton.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Ele é confirmado após biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

“Atualmente, cerca de 20% das pessoas ainda são diagnosticadas em estágios avançados”, salienta Dr. Tarcísio Hamilton reforçando que a maior conscientização da população masculina e das políticas de rastreamentos realizadas nos últimos anos têm contribuído para redução desse número.

Sintomas, fatores de risco e tratamento 

Estar atento aos sintomas é crucial para o diagnóstico precoce da doença, já que o câncer de próstata pode apresentar uma evolução lenta e, em alguns casos, pode não apresentar sintomas na fase inicial. “A dificuldade de urinar, presença de sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou noite estão entre os sintomas da doença”, alerta o médico.

Alguns fatores de risco contribuem para o aumento das chances do homem ter câncer de próstata. São eles: idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade. Na idade, embora a incidência quanto a mortalidade seja maior após os 50 anos, é necessário ficar alerta na identificação de sintomas chaves (alteração na frequência e padrões urinários; sangue visível na urina; e disfunção erétil), que determinarão a necessidade de se fazer exames, como o PSA e o de toque retal, ainda um tabu para muitas pessoas.

“É necessário incentivo por parte de familiares e amigos, além de desmistificar o exame de toque retal que se torna banalizado por ser alvo de piadas em nosso cotidiano. Iniciar uma primeira consulta para fortalecer a relação médico-paciente torna-se imprescindível para este objetivo”, acrescenta o médico.

O tratamento do câncer de próstata pode ser realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integral e gratuita. De acordo com o Inca, quando a doença é localizada, ou seja, só atingiu a próstata, o tratamento é feito por cirurgia, radioterapia e, em casos especiais, observação vigilante. Para os casos mais avançados, a indicação é radioterapia ou cirurgia combinada com tratamento hormonal. Nos casos de metástase – fase em que o tumor atingiu outras partes do corpo – o tratamento indicado é a terapia hormonal. O médico, junto com o paciente, definirá qual a melhor forma de tratar a doença.

De olho na saúde

Manter os cuidados com a saúde é um dos caminhos para melhorar a qualidade de vida e reforçar a prevenção. Fazer exames periódicos, manter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas de forma regular são práticas que ajudam nesse processo.

“Os velhos hábitos saudáveis tanto comentados pelas diversas áreas da Saúde são determinantes para a prevenção dessa doença. Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, assim como de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Também é recomendado fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar”, reforça Tarcísio Hamilton.

Para o médico da Flex, a disseminação das informações é fundamental para o combate à doença. “O Dia Nacional de Combate ao Câncer tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença, principalmente sobre a sua prevenção. Divulgar essas informações aos familiares, amigos e pessoas próximas é muito importante”, finaliza.

Conteúdos Relacionados

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Flex é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement a receber homenagem em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)    A Flex foi reconhecida durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia, realizada na noite do dia 13 de junho, celebrou a parceria […]

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

Entenda como uma abordagem digital-first pode ser primordial para o processo de evolução dos profissionais de atendimento.  Os consumidores nunca estiveram tão em evidência como atualmente. Embora sempre tenha sido importante para uma empresa pensar no conceito de disponibilizar uma excelente experiência para o seu público, hoje, é o cliente que tem o poder de […]

A (R)evolução do contact center

A (R)evolução do contact center

Um mundo de inovações contribui para que o consumidor passe a perceber o contact center como um facilitador e solucionador O consumidor se tornou, definitivamente, o protagonista na sua relação com as empresas. Esse é um dos legados que a pandemia deixará (espero!) e que provocará mudanças profundas na atuação dos contact centers. É ele […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato