Omnichannel e Multicanal: Qual a Diferença?

15 fevereiro 2018 • Equipe Flex BPO

ENTENDA ESSES DOIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA A GESTÃO DE RELACIONAMENTOS COM CLIENTES.

 

Multi, em latim, significa vários. Omni, também em latim, significa tudo, todos.

  • Multicanal, portanto, é a oferta de vários canais de atendimento, como chat, e-mail, whatsapp, etc. Porém, esses canais não estão interligados de maneira inteligente

 

  • Já uma estratégia Omnicanal consiste na unificação de todos os canais em uma mesma experiência. Por exemplo, quando o cliente inicia um contato por um canal como o Chat e posteriormente retoma por uma ligação de voz e o atendente é capaz de continuar o atendimento no ponto em que foi interrompido no canal anterior.

 

Onmicanal, por conceito, é uma abordagem de marketing, vendas e relacionamento com consumidores de forma a criar uma experiência coesa e integrada que independe de como, quando ou onde o consumidor entra em contato.

 

Enquanto o foco da estratégia multicanal é a expansão da capacidade e da variedade dos canais de acesso para atender diversos tipos de clientes, a ideia da Omnicanalidade vai além. O atendimento Omnicanal tem o objetivo de potencializar as experiências do cliente.

 

Dessa forma, podemos dizer que toda experiência Omnicanal se utiliza de multicanais. Mas nem todo atendimento Multicanal consegue oferecer a experiência da Omnicanalidade.

 

Aproveitar da melhor maneira os recursos que essa possibilidade oferece é um desafio moderno da gestão de marketing, vendas e relacionamentos. E o sucesso nesse desafio está diretamente ligado ao entendimento da trajetória dos clientes. Nessa hora, é interessante observar que, quanto maior for a quantidade de canais oferecidos (na multicanalidade) maior passa a ser o número de combinações e a complexidade possível de trajetórias de compra diferentes entre os mesmos clientes de uma marca. O desafio é grande, mas os resultados valem a pena.

 

Prova disso é que as grandes companhias que já experimentaram o poder dessa experiência continuam investindo nela cada vez mais. Para conhecer bons exemplos, pense em marcas como Disney, Virgin Atlantic, Bank of America, Starbucks e Chipotle. Os números indicam que os resultados sempre aparecem, com aumento de até 30% no “lifetime value” dos clientes, de acordo com o IDC.

 

 

Mas mesmo com evidências cada vez maiores da importância dessas ferramentas, em especial no varejo, muitas empresas e marcas ainda se sentem intimidadas pela sensação de não estarem prontas ou de não serem capazes de implementar estratégias complexas assim.

 

Esse é um sentimento global, como demonstrado pela Pesquisa elaborada pela Rakuten Marketing sobre o estágio do desenvolvimento da omnicanalidade em empresas B2B e B2C, onde 26% dos respondentes ainda não haviam tomado qualquer atitude para implementar estratégias Omnichannel.


 

COMO FUNCIONA NA FLEX

A Flex tem bastante experiência em acompanhar clientes e marcas nessa jornada de implementação de uma estratégia Omnichannel. No dia a dia das nossas operações, já são diversos exemplos de sucesso onde o cliente pode iniciar uma interação pelo webchat, encaminhar um comprovante por email, tirar uma dúvida em uma chamada de voz e concluir a sua compra ou negociação interagindo com um ChatBot ou uma URA – Unidade de Resposta Audível. Tudo isso sem precisar repetir o que já foi dito, e do jeito que o novo consumidor quer: na hora que ele quer, no dispositivo que ele tem, no lugar onde ele estiver.

 

Para conhecer algumas das nossas experiências e entender como a Flex pode ajudar a sua empresa a entrar no mundo fantástico do atendimento omnichannel, solicite uma demonstração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Flex é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement a receber homenagem em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)    A Flex foi reconhecida durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia, realizada na noite do dia 13 de junho, celebrou a parceria […]

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

Entenda como uma abordagem digital-first pode ser primordial para o processo de evolução dos profissionais de atendimento.  Os consumidores nunca estiveram tão em evidência como atualmente. Embora sempre tenha sido importante para uma empresa pensar no conceito de disponibilizar uma excelente experiência para o seu público, hoje, é o cliente que tem o poder de […]

A (R)evolução do contact center

A (R)evolução do contact center

Um mundo de inovações contribui para que o consumidor passe a perceber o contact center como um facilitador e solucionador O consumidor se tornou, definitivamente, o protagonista na sua relação com as empresas. Esse é um dos legados que a pandemia deixará (espero!) e que provocará mudanças profundas na atuação dos contact centers. É ele […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato