Uso de eco copos na Flex fomenta práticas sustentáveis

15 junho 2018 • Equipe Flex BPO

Em um ano a empresa deixou de descartar 4.6 toneladas de copos plásticos no meio ambiente.


Ações em prol do meio ambiente são constantes na Flex. Além de reforçar a importância sobre a preservação ambiental, campanhas institucionais conscientizam profissionais sobre o papel deles neste processo. Entre 2017 e 2018 a substituição de copos plásticos descartáveis pelos ecológicos evitou o descarte de 2.769.204 copos na natureza.


Entre 250 e 400 anos. Este é o tempo em média que um copo descartável demora para se decompor na natureza. Imagine se multiplicarmos este tempo pelo número total de copos descartados diariamente no mundo?

A fim de contribuir e alertar seus profissionais sobre a importância de fomentar práticas sustentáveis, a Flex realiza constantemente ações com foco na preservação ambiental e sustentabilidade. Uma delas vem ganhando destaque na empresa e tem feito a diferença no dia a dia dos profissionais: o uso de eco copos.

Há um ano a Flex substituiu os copos descartáveis pelos ecológicos. A ideia surgiu devido ao grande número de copos descartados nas unidades com o consumo diário de cafezinho. Ao longo do tempo, além deste montante, o fato de muitas cidades onde a Flex está presente não disponibilizarem coleta seletiva, também contribuiu para a implantação do projeto na companhia.

 

“Nós tentamos várias soluções para minimizar esses impactos. Mas como o café é quente, um copo não era suficiente. Há algum tempo conhecemos os eco copos e entendemos que seria a oportunidade de trocar os copos descartáveis por um com uma vida útil mais longa, além de atender questões de higiene, segurança e sustentabilidade”, explica o presidente da Flex, Topázio Silveira Neto.

 

Por mês em torno de 230.767 copos eram descartados na empresa. No período entre 2017 e 2018, o número chegou a 2.769.204. Apesar do uso dos eco copos por profissionais ser relativamente recente na companhia, os resultados já são significativos. Para Topázio a prática também possibilitou uma mudança de cultura em relação aos cuidados com o meio ambiente.

 

“No início as pessoas tiveram que mudar um pouco o jeito no lanche e café, já que precisam higienizar os copos antes de guardá-los. Mas todos perceberam que o trabalho desta mudança, em prol do que conseguimos em sustentabilidade, foi muito pouco. Considero que os eco copos entraram na vida das pessoas”, completa Topázio.

 


NOVOS ECO COPOS

Para reforçar o compromisso com as práticas sustentáveis, em junho, a Flex distribuiu para seus 13 mil profissionais das Unidades de Santa Catarina e São Paulo, novos copos ecológicos. O intuito da entrega, que é acompanhada por uma preleção realizada por diretores, supervisores e gerentes, é chamar atenção de toda a equipe para a necessidade da conscientização ambiental.

Cada versão do eco copo vem com uma temática diferente, sempre remetendo aos valores disseminados na Flex. Este ano o copo ecológico estampa o valor “Profissionalismo”.

Segundo o supervisor Keoma Heron Pereira da operação Chubb de Florianópolis, a distribuição dos eco copos contribui para a maior conscientização das equipes. “Eles utilizam o copo para tudo, inclusive em casa. Eu vejo até que alguns deles estão pensando em outras formas de ajudar na questão da sustentabilidade”, ressalta. Este, por exemplo, é o caso do operador Lucas Silva Montes que aprova o uso dos copos ecológicos e, no dia a dia, adota outras práticas sustentáveis como a produção de sabão e o consumo de alimentos mais naturais. “Nunca pensamos que podemos reutilizar papel, papelão, madeira. E a ação dos eco copos é super importante para reforçar essa conscientização”, completa.


IMPACTOS DO PLÁSTICO NO MEIO AMBIENTE

Um estudo feito por cientistas da organização oceanográfica Sea Education Association (SEA), juntamente com universidades norte-americanas, e publicado em 2017 na revista Science Advances, apontou que entre 1950 e 2015 o ser humano produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico. Os pesquisadores estimam que se continuar neste ritmo, até 2050, os números podem chegar a 12 bilhões.

Outro problema ocasionado pelo plástico, que demora centenas de anos para se decompor totalmente, é que parte dele vai parar nos mares e oceanos, impactando diretamente no ecossistema. A International Union for Conservation of Nature (IUCN) estima que esta quantidade corresponde a 2% da produção total do material.


FLEX E SUAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

Além do eco copo, a Flex também investe em outras ações com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Dentre elas destacam-se: o tratamento de resíduos sólidos; o uso de madeira certificada; instalação de lâmpadas de Led nas unidades; utilização de material reciclável; pisos cerâmicos que não impactam na natureza, se comparados com pisos que possuem componentes de petróleo ou similares; utilização de ar condicionado (incluindo o gás do aparelho) menos impactantes na natureza; além de campanhas internas reforçando a importância das práticas ambientais.

Conteúdos Relacionados

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Flex é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement a receber homenagem em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)    A Flex foi reconhecida durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia, realizada na noite do dia 13 de junho, celebrou a parceria […]

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

Entenda como uma abordagem digital-first pode ser primordial para o processo de evolução dos profissionais de atendimento.  Os consumidores nunca estiveram tão em evidência como atualmente. Embora sempre tenha sido importante para uma empresa pensar no conceito de disponibilizar uma excelente experiência para o seu público, hoje, é o cliente que tem o poder de […]

A (R)evolução do contact center

A (R)evolução do contact center

Um mundo de inovações contribui para que o consumidor passe a perceber o contact center como um facilitador e solucionador O consumidor se tornou, definitivamente, o protagonista na sua relação com as empresas. Esse é um dos legados que a pandemia deixará (espero!) e que provocará mudanças profundas na atuação dos contact centers. É ele […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato