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Recuperação de crédito: como aumentar os resultados?

Quer diminuir a inadimplência e fidelizar mais clientes? Veja algumas dicas para aprimorar a recuperação de crédito e melhorar seus resultados. A recuperação de crédito nada mais é do que uma operação de cobrança com foco no relacionamento com o cliente. Ou seja, ela tem o objetivo de facilitar a quitação de dívidas dos inadimplentes e ao mesmo tempo manter esses clientes comprando de você ao final do processo. Por isso, independente do porte ou do segmento de atuação, uma recuperação de crédito eficiente é fundamental para toda empresa. Afinal, o recebimento de valores devidos e a fidelização impactam diretamente a saúde financeira dos negócios. 

Mas, para obter bons resultados, hoje em dia esse tipo de operação exige soluções ágeis e versáteis, que atendam às expectativas e necessidades do comportamento do consumidor moderno, acostumado a encontrar respostas para seus problemas na ponta dos dedos. 

Como melhorar então a recuperação de crédito? 

O primeiro passo é colocar as dicas que vamos apresentar a seguir em prática, através de uma equipe bem capacitada e munida de soluções inovadoras para aumentar os resultados com inadimplentes, aumentando seu poder de compra. 

1) Preserve sua carteira de clientes 

É preciso sempre ter foco em conservar um bom relacionamento com o inadimplente, afinal de contas é muito mais caro conquistar um novo cliente do que manter um. Portanto, ofereça formas flexíveis para quitar débitos, com boas condições de pagamento, tais como descontos altos no caso de pagamentos à vista, por exemplo.  

Quando você facilita o processo de negociação de dívidas, aumentam as taxas de conversão e de fidelização, já que você restaura o poder de compra do cliente e aumenta a satisfação dele no processo. Com isso resolve o problema de inadimplência de forma simples e rápida, ao mesmo tempo em que garante seu ritmo de vendas, o equilíbrio de caixa e clientes mais felizes – e fiéis.  

2) Utilize Agentes Virtuais 

O Agente Virtual é uma ferramenta automatizada que executa tarefas simples de forma altamente eficaz, dispensando o trabalho humano. Com isso, os atendentes podem se dedicar à tarefas de maior complexidade e valor agregado, que necessitam do raciocínio humano. Dentro de uma operação de recuperação de crédito, o Agente Virtual pode ser utilizado como:

  1.   Localizador – faz a ligação e identifica se está falando com a pessoa certa;
  2.   Negociador – consegue oferecer opções de pagamento, realizar a negociação e firmar acordos com os clientes inadimplentes; 
  3.     Preventivo de Cobrança – envia alertas e lembretes para o cliente antes do vencimento de uma determinada parcela a pagar, por exemplo.

Com o uso de dados e conhecimentos sobre os perfis dos clientes, os Agentes Virtuais são capazes de realizar abordagens mais assertivas e personalizadas, o que é extremamente importante em uma operação delicada como a de recuperação de crédito. Nessa hora, o Agente Virtual assim como outras soluções digitais, oferece mais privacidade, conforto e segurança. 

3) Soluções digitais de Autonegociação 

As soluções digitais se encaixam perfeitamente no estilo de vida do consumidor moderno e por isso são excelentes para fazer a Autonegociação na recuperação de crédito. Além disso elas apresentam uma vantagem incomparável. Por meio de dados e informações sobre uma base de inadimplentes, elas permitem definir os canais e períodos de acionamento mais adequados para cada perfil de devedor. Assim, você consegue enviar avisos e boletos, com as opções de pagamento, por meio de réguas de relacionamento personalizadas, oferecendo uma forma rápida e simples de quitar débitos em poucos cliques. 

Existem atualmente no mercado diversas soluções digitais para Autonegociação bastante acessíveis, que envolvem o uso de SMS, WhatsApp, Agentes Virtuais e chatbots, entre outras ferramentas. A Flex, por exemplo, tem tido bastante sucesso em operações de cobrança com o Boleto Digital, uma solução desenvolvida pelo nosso laboratório de inovação, o xLab. Com ele, o cliente recebe um e-mail ou SMS com um link exclusivo e de acesso único para um Landing Page. Lá, depois de validar o acesso com os três primeiros dígitos do CPF, é possível visualizar os dados da dívida, negociar e gerar na hora um boleto que pode ser pago como e onde o cliente preferir. 

4) Terceirização da cobrança

Fazer a recuperação de crédito sem deixar de lado a sua atividade principal é um grande desafio para empresas de todos os portes e segmentos. Muitas delas encontram a solução na terceirização dessa tarefa. Enquanto uma empresa especialista toma conta da operação de cobrança – com qualidade e inteligência – suas equipes e lideranças podem investir mais tempo em vendas, marketing e na gestão do negócio. Dessa forma, terceirizar oferece uma série de vantagens, como:

  • Redução de custos – um setor exclusivo dedicado à cobrança implica em uma série de gastos que a terceirização elimina, como por exemplo, infraestrutura, equipe e telecomunicações.
  • Maior taxa de fidelização – uma equipe de cobrança formada por especialistas é capaz de oferecer uma experiência do cliente muito mais satisfatória. O resultado são clientes que voltam a fazer negócio com você.
  • Aumento na produtividade – o serviço terceirizado de cobrança permite que sua equipe possa se concentrar em outras tarefas com muito mais agilidade e eficiência. 
  • Serviço especializado – as empresas terceirizadas possuem profissionais experientes em negociar dívidas. Dessa forma a recuperação de crédito obtém resultados mais expressivos na redução da inadimplência e na satisfação dos clientes.

Conclusão

Para conseguir melhores resultados na recuperação de crédito, é preciso inovar com estratégias e soluções modernas que facilitem o processo. Isso significa oferecer mais privacidade, flexibilidade e benefícios reais para os clientes. Assim você consegue reduzir as perdas do seu negócio com a inadimplência e ainda conquistar consumidores que voltam a fazer negócios com você. É uma tarefa difícil, mas que devido às inovações tecnológicas e serviços da era digital, hoje apresenta soluções acessíveis para empresas de todos os tamanhos.  

Agora que você conheceu algumas boas dicas para a recuperação de crédito, talvez se interesse em saber mais sobre outras formas de melhorar o relacionamento com o cliente. Veja no post Experiência do cliente: a chave para melhores resultados.

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11 de março de 2020

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