Experiência do cliente: a chave para melhores resultados

21 agosto 2019 • Equipe Flex BPO

Para o Contact Center a experiência do cliente deve ser a principal métrica de desempenho. Entenda o porquê e veja dicas de como melhorá-la. 

Atualmente os Contact Centers mais competitivos e rentáveis são aqueles que realizaram uma mudança vital em sua gestão. Eles colocaram a experiência do cliente como a principal métrica de desempenho de suas operações

Isso porque eles compreenderam que no cenário de hoje a lealdade do consumidor digital cada vez mais é determinada pela sua experiência. Aliás esse deverá ser o principal diferencial de uma marca até o próximo ano, ultrapassando preço e produto, segundo estudo recente.

E o que significa a experiência do cliente afinal?

A experiência do cliente, em inglês customer experience ou CX, nada mais é do que a percepção do consumidor sobre como é tratado por marcas e empresas

Isso quer dizer que toda interação direta com os clientes é uma oportunidade de impressioná-los. E como diz uma antiga expressão: “você nunca tem uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão”. É bom caprichar sempre.

Para construir uma percepção positiva, você deve conhecê-lo muito bem e assim realizar um contato assertivo e personalizado. Uma boa experiência de abordagem, na hora certa, com a proposta certa, vai impactar diretamente na imagem da marca, nas taxas de fidelidade e de conversão de vendas.

A importância do Contact Center na experiência do cliente

O Contact Center está na linha de frente do atendimento. Por isso naturalmente ele é o maior responsável pela criação de uma experiência do cliente memorável, assim como pela construção de relacionamentos duradouros e lucrativos. 

Uma customer experience oportuna, sem esforço e recompensadora é o que todo cliente espera quando interage com o Contact Center. Para que isso ocorra, podemos começar destacando três pontos importantes que devem ser considerados por toda operação na criação de suas estratégias, na capacitação da equipe e na escolha das ferramentas:

1) Acessibilidade

Hoje, com a transformação digital, há uma infinidade de canais disponíveis para contato. Dessa forma, o seu contact center deve estar presente naqueles mais utilizados pelo público e com estratégias para um atendimento memorável. 

Um levantamento do Aberdeen Group Inc. revela que empresas com fortes estratégias multicanal têm uma taxa média de retenção de 89% em comparação com 33% para empresas com estratégias mais fracas.

Isso inclui permitir que o cliente escolha o ponto de contato que ele preferir, na hora e dispositivo que ele quiser. Além disso, por ter à disposição uma grande variedade de canais para interagir, ele espera que durante sua jornada as empresas o acompanhem enquanto se move de canal em canal.  

O resultado de uma estratégia multicanal de fácil acesso impacta a experiência do cliente positivamente e gera mais confiança, satisfação e valor para a marca.

Saiba mais: Omnichannel e Multicanal: qual a diferença?

2) Agilidade

Outra característica relevante do comportamento do consumidor digital é que ele é imediatista e procura gratificação instantânea. 

Por essa razão o Contact Center precisa fornecer soluções e caminhos simples e curtos para realizar compras, esclarecer dúvidas, fazer reclamações e resolver problemas.

Uma equipe capacitada munida com as estratégias e ferramentas certas é o caminho para um suporte mais ágil e inteligente em tempo real.

3) Personalização e humanização nas interações

Cada vez mais a personalização e a humanização do atendimento definem a melhor experiência do cliente possível

O objetivo deve ser sempre fazer com que o consumidor sinta que você se importa com ele, o conhece e quer ajudá-lo a ter uma CX melhor.

Para atingir essas metas, é preciso ter uma operação centrada em dados, ou data-driven, que envolva o trabalho conjunto de atendentes e ferramentas automatizadas, bem como estratégias omnichannel. 

Só assim o Contact Center é capaz de oferecer uma experiência do cliente com um alto grau de personalização, eliminando atritos e oferecendo interações de qualidade.

Estratégias para o Contact Center melhorar a experiência do cliente

Considerando os três pontos descritos acima, vamos conferir algumas dicas de estratégias para o Contact Center moldar uma experiência do cliente de alto nível:

1) Conheça bem o cliente

O primeiro passo para melhorar a experiência do cliente é entender os hábitos e comportamentos do público e identificar suas necessidades e expectativas.

Isso fica mais fácil através do uso de tecnologias como Big Data, Análise de Dados e Speech Analytics que tornam possível a otimização de táticas como:

  • Escolher os canais aos quais um determinado perfil de cliente responde com mais sucesso.
  • Identificar o horário em que o cliente tem mais propensão de atender uma chamada. 
  • Definir quais clientes têm mais probabilidade de aderir à uma determinada campanha.
  • Identificar estratégias que estão dando certo e as que podem ser alteradas ou descartadas.

Portanto, o conhecimento gerado através dos dados permite criar interações muito mais assertivas e personalizadas em todos os pontos de contato.

Uma abordagem na hora certa, com a mensagem certa, impacta positivamente a experiência do cliente, o que aumenta as taxas de conversão, retenção e fidelização.

2) Crie uma experiência omnichanneI

O Contact Center deve estar presente de forma consistente em todos os canais mais utilizados pelos clientes. Isso sinaliza que você se importa com eles e permite respondê-los com mais agilidade, conveniência e eficácia.

Um bom software de atendimento omnichannel resolve esses problemas e pode oferecer uma excelente CX em todos os seus pontos de contato. Com ele os atendentes têm acesso imediato ao histórico do cliente e também conseguem movimentar-se facilmente entre os canais para acompanhá-lo durante toda a sua jornada – em tempo real. 

Assim o Contact Center consegue intervir a qualquer momento para evitar repetições sobre o cadastro, filas de espera ou até enviar ofertas de cross sell e up sell muito mais adequadas, por exemplo.

Portanto, o omnichannel é o caminho para oferecer interações mais personalizadas fluidas e consistentes. São elas que criam um relacionamento muito mais próximo e uma experiência do cliente recompensadora para todos. 

3) Ofereça soluções de autoatendimento sempre que possível

O cliente digital é impaciente e deseja respostas rápidas, satisfatórias e cada vez mais sem intermediários. Além disso existem diversas tarefas no Contact Center que não necessitam da participação de um atendente. 

Esse cenário estimula o uso cada vez maior de soluções de autoatendimento, como chatbots e URAs inteligentes. Com a evolução de tecnologias de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, essas ferramentas hoje são capazes de oferecer uma CX personalizada e autêntica.

Elas podem esclarecer dúvidas, realizar pagamentos, agendar compromissos, trocar senhas, rastrear pedidos e até mesmo renegociar dívidas. Tudo isso sem a necessidade de intervenção humana.

Chatbots e URAs inteligentes reúnem dados sobre o histórico do cliente e aprendem com seu comportamento, bem como o de outros clientes. Assim conseguem prever quais são as informações mais úteis para serem sugeridas. 

Dessa forma esse tipo de solução tem um enorme potencial para impulsionar o engajamento, assim como identificar excelentes oportunidades para o cross sell e upsell, por exemplo.

Além disso as ferramentas automatizadas de autoatendimento apresentam outra grande vantagem para a experiência do cliente: a conveniência de acesso 24 horas por dia, sete dias por semana.

4) Mapeie a jornada do cliente

Os atendentes não devem interagir com cada consumidor de uma maneira padronizada

A mesma mensagem enviada para um consumidor que está no estágio de conscientização não tem o mesmo efeito para alguém no estágio de compra – que provavelmente já viu esse conteúdo várias vezes. 

Por isso é importante mapear a jornada do cliente. Assim o Contact Center consegue reconhecer rapidamente em que ponto o consumidor está. 

Isso permite definir estratégias e ações adequadas para o cliente certo, no momento certo trazendo muito mais resultados.

Conclusão

Hoje em dia, as empresas que levam a sério a experiência do cliente são aquelas que conseguem se destacar no mercado e obter mais lucros.  

Através do alto grau de satisfação que elas oferecem para o seu consumidor em todas as suas interações, elas conquistam taxas de conversão, retenção e fidelização cada vez maiores.

Podemos resumir assim: se os clientes gostarem de você e continuarem gostando de você, eles farão mais negócios com você e vão recomendá-lo aos outros. Caso contrário, você estará dando aos seus concorrentes o melhor presente: os clientes que já foram seus.

Conheça mais sobre como você pode criar uma experiência do cliente inigualável e satisfatória nesse outro post: Customer Experience: como oferecer uma surpreendente experiência ao cliente?

Conteúdos Relacionados

Flex recebe Prêmio Best Performance 2021

Flex recebe Prêmio Best Performance 2021

Case do Grupo DPSP foi premiado na categoria Inovação para atendimento ao cliente no “novo normal” do Best Performance 2021.   A Flex, empresa do Grupo Connvert, conquistou o troféu de ouro no Best Performance 2021, prêmio que reconhece empresas de diferentes segmentos por suas práticas de mercado, ações e estratégias desenvolvidas para atender melhor o cliente.  A solenidade de premiação aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 17 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, durante o CMS […]

Black Friday 2021: estratégias de atendimento que atraem clientes e ajudam a vender mais

Black Friday 2021: estratégias de atendimento que atraem clientes e ajudam a vender mais

Saiba como boas estratégias de abordagem podem melhorar a qualidade no atendimento, além de trazer resultados para a sua empresa e definir o relacionamento com o seu consumidor na Black Friday 2021.   A Black Friday é uma das datas importantes para o comércio eletrônico. Por conta dos grandes descontos que acontecem nesse dia, acabou ganhando muita visibilidade no Brasil e já pode […]

Flex recebe certificação Selo Verde

Flex recebe certificação Selo Verde

Certificação Selo Verde é concedida à empresa por sua contribuição para a redução de CO² na atmosfera.  Transformar processos e conectar, cada vez mais, marcas e pessoas em projetos e políticas sustentáveis que tragam resultados para todos, têm sido práticas cada vez mais constantes na nossa empresa. Essas iniciativas, além de fazerem a diferença na sociedade em que nossas […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato