Customer loyalty: o segredo de fidelizar seu consumidor e garantir que ele seja um defensor da sua marca.

14 julho 2021 • Equipe Flex BPO

Mais do que um consumidor. Saiba como as estratégias de customer loyalty podem transformar a boa relação entre o seu cliente e sua empresa em um relacionamento de sucesso e duradouro.

A personalização do relacionamento com o cliente é uma das principais tendências de atendimento para 2021 e, sem dúvida, estará na pauta de muitas empresas ao longo deste ano. O tema é tão importante e impacta tanto na relação entre empresa e consumidor, que o estudo “State of the Connected Customer”, realizado com mais de 6.700 consumidores de 15 países, incluindo o Brasil, revelou que mais da metade (54%) tem na personalização do atendimento algo imprescindível. 

Manter uma relação de proximidade com o consumidor pode trazer vários benefícios para o negócio. Um deles é fidelizar o seu cliente a ponto de torná-lo um verdadeiro defensor da sua marca. Atualmente, é possível encontrar no mercado diferentes empresas que já alcançaram esse nível de maturidade no relacionamento com o cliente. São marcas que possuem uma legião de fãs ou mais conhecidos dentro das estratégias de marketing como brand lovers que estão dispostos a ter um produto ou utilizar um determinado tipo de serviço, independentemente do preço que precisarão pagar.  

Um dos caminhos para fortalecer o relacionamento entre a sua empresa e seu consumidor, e elevar a relação com o seu público para outro nível, é utilizando as estratégias de customer loyalty. Mas, afinal, o que quer dizer esse termo? 

O que é Customer Loyalty? 

É muito importante entender que a fidelização está além da oferta de um produto ou serviço de qualidade. Trata-se de superar expectativas, engajando, criando valor e usando estratégias para estreitar cada vez mais o relacionamento com ao seu consumidor. E uma das formas de avaliar esse nível de interação com o cliente é usando estratégias de customer loyalty 

O termo, que traduzido do inglês significa “lealdade do cliente”, é uma métrica para empresas medirem o nível de comprometimento do seu consumidor com a sua marca. Essa métrica é importante porque, dentre vários fatores, impacta na decisão de compra do seu consumidor. 

Porém, para conhecer o nível de fidelidade do seu público por meio das estratégias de customer loyalty, é fundamental compreender que existe uma diferença entre um consumidor leal e um consumidor fiel. 

Lealdade x fidelidade: qual a diferença? 

Apesar de, no dicionário, as palavras lealdade e fidelidade apresentarem significados bem semelhantes, e até serem sinônimos, quando usamos os termos no contexto da fidelização do cliente, é possível notar diferenças sutis. 

O cliente fiel está disposto a comprar de uma mesma marca várias vezes, mas isso não significa que ele é leal àquela marca. A lealdade está mais ligada à emoção. Esse tipo de consumidor, que também pode comprar um produto ou utilizar um determinado serviço várias vezes, é mais ativo. Ele está disposto a defender a sua marca e divulgá-la para outras pessoas. 

O que fazer para conquistar o coração, e a lealdade, do seu cliente com estratégias de customer loyalty? 

Fidelizar o cliente é fazer com que as estratégias realizadas por sua empresa contribuam para que o consumidor faça negócio com a sua marca, a defenda e indique para outras pessoas. Nesse sentido, praticar estratégias de customer loyalty, ajuda a personalizar o atendimento e disponibilizar para o seu público experiências cada vez melhores e mais alinhadas às necessidades dele. 

Confira seis passos importantes que te ajudarão a elevar o nível do relacionamento com o seu cliente: 

1.Ofereça uma experiência de atendimento personalizada 

Um atendimento personalizado faz toda a diferença na decisão de compra do seu consumidor. Entender o comportamento do seu cliente, suas necessidades e preferências são alguns caminhos para fidelizá-lo à sua marca. 

2.Mantenha um atendimento de qualidade 

Não basta ter o melhor produto ou oferecer um ótimo serviço. Também é necessário que o atendimento supere as expectativas do seu cliente. Para isso, realize treinamentos com suas equipes, mantenha uma comunicação sempre clara e objetiva, entenda por quais canais de atendimento o seu cliente prefere falar e invista nesses canais. Já pensou usar chatbot para melhorar o atendimento com os seus consumidores? 

Os chatbots, na maioria das vezes, oferecem formas diretas, rápidas e seguras de conseguir o que se quer, elevando a satisfação do cliente no atendimento. Com a evolução da tecnologia e o uso intenso de inteligência artificial e machine learning, os chatbots  adquiriram competências mais cognitivas, que ajudam a atender e entender o que os clientes realmente querem.  

3.Transparência e flexibilidade  

A confiança é algo que se conquista aos poucos. Se uma empresa não é clara no tipo de produto ou serviço que oferece, engana e não entrega o que é anunciado, dificilmente, conquistará e, muito menos, fidelizará um cliente. 

Ser transparente nos processos de negociação, entregar o que é divulgado, no prazo e nas condições acertadas com o cliente, são ações que contribuem para criar uma relação de confiança entre a sua empresa e o seu consumidor e, no longo prazo, um relacionamento mais duradouro com a sua marca. 

4.Desperte o sentimento de pertencimento 

O cliente gosta de se sentir especial, único e parte de um todo. Desperte nele o sentimento de pertencimento. Um cliente que se sente parte, em que é ouvido, sente-se engajado e faz questão de falar dos benefícios da sua empresa para outras pessoas. Criar um sentimento de pertencimento contribui para aumentar a confiança dele e torná-lo um defensor da sua empresa. Tanto, que, de acordo com o estudo “State of the Connected Customer, citado no início deste texto, pelo menos 95% dos entrevistados disseram que, se confiam na empresa, é porque são fiéis a ela. 

Conclusão 

Fidelizar o consumidor vai muito além de oferecer apenas um bom produto ou serviço. É preciso tocá-lo emocionalmente a ponto dele se conectar com a sua marca pelo valor que ela agrega na vida dele. Usar estratégias de customer loyalty para entender o que cada consumidor quer, suas necessidades, ouvir suas críticas e sugestões, manter um atendimento de qualidade, interagir com ele e, de alguma forma, mostrar que ele é importante e faz a diferença para a sua empresa, podem trazer resultados surpreendentes para o seu negócio e para o relacionamento entre a sua empresa e seu público. 

 

Agora que você já sabe como fidelizar ainda mais o seu consumidor, que tal repensar o atendimento, praticando abordagens que coloquem o cliente no centro do seu negócio? Saiba como melhorar esses resultados no blogpost 6 estratégias Customer Centric para o sucesso no atendimento ao cliente. 

Conteúdos Relacionados

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Parceria Flex e Junior Achievement é reconhecida em sessão solene na Alesc

Flex é uma das empresas mantenedoras da Junior Achievement a receber homenagem em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)    A Flex foi reconhecida durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia, realizada na noite do dia 13 de junho, celebrou a parceria […]

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

A mudança do perfil dos profissionais de atendimento e a importância da abordagem digital-first para a modernização dos processos

Entenda como uma abordagem digital-first pode ser primordial para o processo de evolução dos profissionais de atendimento.  Os consumidores nunca estiveram tão em evidência como atualmente. Embora sempre tenha sido importante para uma empresa pensar no conceito de disponibilizar uma excelente experiência para o seu público, hoje, é o cliente que tem o poder de […]

A (R)evolução do contact center

A (R)evolução do contact center

Um mundo de inovações contribui para que o consumidor passe a perceber o contact center como um facilitador e solucionador O consumidor se tornou, definitivamente, o protagonista na sua relação com as empresas. Esse é um dos legados que a pandemia deixará (espero!) e que provocará mudanças profundas na atuação dos contact centers. É ele […]

Promovemos o relacionamento entre marcas e pessoas por meio de milhares de interações, humanas e digitais.

entre em contato