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9 motivos para investir na terceirização do atendimento ao cliente

Quer aprimorar o relacionamento com seus consumidores e ao mesmo tempo diminuir custos? Conheça as principais vantagens da terceirização do atendimento ao cliente.  

O atendimento é um setor fundamental dentro da operação de qualquer empresa. Afinal, ele representa a linha de frente no relacionamento, em contato direto com consumidores e prospects. Atualmente, é o maior responsável pelo sucesso, ou não, dos negócios. Por isso, muitas empresas estão adotando a terceirização do atendimento ao cliente, como forma de assegurar um serviço de alto nível para o público, ao mesmo tempo em que geram mais economia e eficiência para seus resultados. 

Sinais que indicam que a terceirização do atendimento ao cliente pode ser a melhor solução  

1) Você precisa reduzir custos com o atendimento 

Para atender bem, normalmente os gestores procuram contratar mais e ampliar a equipe. Entretanto, isso pode gerar custos muito altos. Nesse momento, a terceirização do atendimento ao cliente se mostra imbatível, já que os gastos com contratação e treinamento são todos do prestador de serviço. Sua empresa paga somente um valor fixo pelos serviços contratados. 

2) Sua empresa cresce mais rápido que sua capacidade de atendimento 

Quanto mais vendas você fecha, provavelmente, mais solicitações de atendimento sua empresa também terá. Se não conseguir atender uma demanda crescente, pode prejudicar toda a experiência do cliente e perder receita para concorrentes. 

A terceirização do atendimento ao cliente pode absorver esse fluxo, garantindo a satisfação dos usuários com um serviço de qualidade, a um preço acessível. 

3) Você precisa de mais flexibilidade 

Dependendo do segmento de atuação e do período do ano, o fluxo de vendas de uma empresa pode oscilar bastante. Por exemplo, durante alguns meses, as demandas dos agentes de atendimento podem ser maiores que a média, o que exige ampliar a capacidade. Já em outros, as demandas podem reduzir drasticamente, o que gera muito tempo ocioso. 

Com a terceirização do atendimento ao cliente é possível ampliar ou reduzir sua capacidade de atendimento, de acordo com as variações de demanda, de forma fácil, prática e rápida, sem precisar contratar mais agentes ou investir em infraestrutura. 

Se você identificou algum desses três pontos dentro da sua operação, é um forte indício de que a terceirização do atendimento ao cliente pode ser um excelente negócio para você. Se ainda não se convenceu, veja outras vantagens dessa modalidade de serviço. 

Os principais motivos para investir na terceirização do atendimento ao cliente 

Escolher a terceirização do atendimento ao cliente é um passo importante que precisa mesmo ser bem analisado e planejado. Porém, cada vez mais, revela-se uma das melhores estratégias para empresas de qualquer porte ou segmento de atividade prestarem um serviço de maior qualidade. Dentre os benefícios para investir na terceirização do atendimento estão:  

1) Melhoria na experiência do cliente  

Quando você contrata uma empresa que presta serviços terceirizados, obtém acesso a uma equipe de especialistas, constantemente atualizada e capacitada para resolver seu maior desafio: oferecer uma excelente experiência do cliente 

De acordo com suas estratégias e necessidades, a empresa terceirizada é capaz de cuidar de todo relacionamento com o consumidor de forma competente e eficaz, reforçando os laços entre o público e sua empresa. Isso tudo, sem você precisar fazer grandes investimentos com contratação, treinamentos ou equipamentos. 

2) Atendimento 24/7  

Com a terceirização do atendimento ao cliente, sua operação só fica limitada ao horário comercial se você quiser. As empresas especialistas operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, com equipes capacitadas sob supervisão, prestando um serviço de qualidade, sem interrupções. Isso significa muito mais conveniência e satisfação para seus clientes, que ficam mais propensos a realizarem mais compras e recomendarem sua empresa. 

3) Aumento na retenção 

Atender mal custa caro. De acordo com um estudo da Accenture, somente em 2015 as empresas brasileiras juntas perderam US$ 217 bilhões por conta da insatisfação dos consumidores, que cancelam compras ou buscam a concorrência. Nesse contexto, a terceirização do atendimento ao cliente pode ser a melhor forma de garantir maiores taxas de retenção, o que é essencial para o crescimento sustentável e a saúde financeira, bem como a criação de valor para a sua marca. 

4) Acesso à tecnologia de ponta 

Empresas especialistas na terceirização do atendimento ao cliente estão sempre atualizadas para manterem-se competitivas. Por esse motivo, ao escolher esse tipo de serviço, você tem à disposição as tecnologias mais recentes e uma infraestrutura completa para atender mais e melhor, sem precisar fazer grandes investimentos. É, portanto, uma forma acessível e prática de melhorar o relacionamento com os seus consumidores, aumentando o nível de satisfação – e consequentemente sua receita. 

5) Personalização do atendimento 

Terceirizar o atendimento pode ser a melhor solução para personalizar esse serviço essencial. Isso reforça os laços e aproxima os clientes da sua empresa. Uma equipe especializada, treinada e atualizada com as melhores ferramentas, consegue tratar cada cliente de forma única, com mensagens relevantes no canal predileto do consumidor e no momento ideal da jornada, aumentando as chances de satisfação. 

6) Ampliação da capacidade de atendimento 

A falta de capacidade para atender pode ser fatal para os negócios. Longas filas de espera, altos índices de abandono e baixo nível de satisfação levam seus clientes direto para a porta da concorrência. Nessa hora, a terceirização do atendimento ao cliente oferece um jeito rápido, acessível e prático de ampliar seu atendimento, com uma equipe exclusiva e capacitada para atender sua demanda, o que é crucial para melhorar esses indicadores e aprimorar a experiência do cliente. 

7) Ajuda a manter o foco de atuação 

Ao optar pela terceirização, você garante um atendimento ao cliente de alto nível, enquanto pode se concentrar na sua atividade principal e nos esforços para aperfeiçoar estratégias, inovar e melhorar cada vez mais seu relacionamento com os clientes. Uma equipe reduzida, facilita a comunicação e gestão, assim como agiliza a tomada de decisões, o que pode trazer excelentes resultados para qualquer negócio.  

8) Flexibilidade e escalabilidade 

Contratar uma empresa terceirizada é uma ótima forma de otimizar tempo, trabalho e investimento, pois ela é capaz de se adaptar rapidamente, e de forma fácil, às variações que acontecem normalmente nas demandas do atendimento ao cliente. Uma empresa especialista conta com equipes treinadas e tecnologia à disposição para atender qualquer fluxo, evitando filas de espera, e melhorando a experiência geral com o atendimento, o que gera mais retenção, conversão e fidelização.  

9) Redução de custos  

Uma das maiores vantagens competitivas que uma empresa de terceirização do atendimento ao cliente oferece, é a sua capacidade de diminuir custos, e ao mesmo tempo melhorar a qualidade desse serviço. Enquanto ela tem a responsabilidade sobre a infraestrutura, equipes e operação, você só precisa cuidar daquilo que importa. Ou seja, pode focar em monitorar resultados e aprimorar suas estratégias de atendimento, além de concentrar investimentos em projetos mais relevantes.  

Conclusão 

Como vimos, a terceirização de atendimento ao cliente oferece uma série de vantagens competitivas importantes para as empresas. Em um cenário onde o consumidor exige, cada vez mais, ser tratado de forma personalizada, com agilidade e eficiência, essa modalidade de serviço permite criar uma experiência do cliente impactante, rentável e acessível para negócios de qualquer porte ou segmento de atuação. 

Portanto, se você também quer experimentar esses benefícios, conheça os serviços terceirizados da Flex para o relacionamento com o cliente. Veja como podemos ajudar a potencializar seus resultados e diminuir custos, por meio de soluções customizadas para você ganhar mais tempo para o que realmente importa. 

 

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22 de julho de 2020

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